Urban Gardening


 

Gente lindaaaa olha que sumiço (pra variar) nós demos!!! Voltei das minhas férias pela Europa cheia de novidades e uma delas (e também minha preferida) é a tendência de urban gardening.

Resolvi fazer uma matéria todinha com as novidades nessa área e compartilhar um pouco o que é esse reflexo de um comportamento das grandes cidades na decoração.

Bom, o termo urban gardening em inglês significa jardinagem urbana. Como sabemos, a busca por uma alimentação de qualidade – a tendência eat clean (“coma limpo”) – tem feito muita gente buscar por produtos orgânicos, biológicos, enfim. Uma grande parte das pessoas inclusive, já planta seus alimentos em casa e é aí que o urban gardening entra. Uma série de produtos no design de produto surgiu para suprir essa demanda de mercado e facilitar realmente a vida de quem quer ter sua própria horta, mesmo em um apartamento por exemplo.

Vou apresentar abaixo alguns produtos que eu vi especialmente na Holanda, onde tive mais oportunidade de viver um pouco a experiência das pessoas que moram lá e não simplesmente passar como mera turista.

1. The grow bag

 Também conhecidos como Smart Pots, são feitos de polipropileno e neles você pode cultivar a tão sonhada hortinha mesmo no seu ap! O tecido possui uma tecnologia que facilita a respiração das raízes e ajuda a evaporar o excesso de água! 

grow bag 2

Assista o vídeo do produto aqui.

 

2.  Self-watering balcony planter

 Pode ser considerada uma hortinha para a sacada! Os vasos possuem um encaixe para o peitoril e o equipamento possui sistema para ajudar o desenvolvimento da planta e facilitar o manejo pelo usuário.

8586699_511_railing-planters-for-deck-or-balcony

RESERVATORIO VASO

8586699_974

3. Potes com temperos

A ideia é muito simples, talvez por isso eu tenha visto tanta dessas soluções por lá. Mesmo nos restaurantes, eles disponibilizam nas mesas um potinho como o da foto na mesa, para você mesmo adicionar mais manjericão a sua pizza, por exemplo.

Restaurante em Eindhoven. O Vapiano disponibiliza temperos frescos na sua mesa de refeição! Os vasos são de cerâmica mas a intensão é a mesma!

vapiano eindhoven

Para executar a ideia em casa sem gastar nada, é muito barbada. Você vai precisar de vidros de conserva e um suporte para fixar na parede! Além de criatividade para montar o seu próprio layout!

potes de conserva e geleia como pequena hortinha de temperos

 

4. To bee: Casa compacta para abelhas urbanas  

Essa ideia eu tive que pesquisar porque não consegui ver  pessoalmente… para minha tristeza. Descobri o sistema conversando com um guia turístico em Amsterdam e eles comentou a respeito do problema atual de não haver mais abelhas nos grandes centros urbanos europeus. Na verdade isso é um problema bastante sério, já que sem abelhas não existe polinização e sem polinização, nada de flores, frutas e outras delícias orgânicas que só a natureza pode oferecer. Para isso, a população europeia esta cultivando abelhas na cidade, em casa, no seu próprio jardim.

Quando ele comentou isso eu fiquei tipo assim… Oi?? e fui logo atrás.

Basicamente, para solucionar a questão, uma série de propostas estão surgindo e encontrei essa aqui!


TO BEE

 

Sim, é isso mesmo que você está vendo! O primeiro condomínio projetado para abelhas urbanas! Você pode ter em casa e ajuda para a manutenção desses insetos trabalhadores no meio urbano!

to bee 2

 

Pra conferir todo o projeto, confira a matéria neste site aqui.

 

Claro que temos que considerar que muitos desses produtos ainda não tem no Brasil. Na Europa existe um incentivo muito grande para as pessoas plantarem seus próprios orgânicos. Na Suíça e Suécia por exemplo, o governo possui programas sociais onde oferece gratuitamente um pequeno terreno em hortas comunitárias para aqueles que vivem em apartamentos. Isso por que eles acreditam que todo cidadão deve ter o direito de poder plantar as sua própria alimentação e ter um “solo” para isso. Muito bacana de verdade e tive a oportunidade de ver com meus próprios olhos o resultado: cidades cheias de ver com pequenas quadras de hortas comunitárias no meio da cidade! MUITO LEGAL!

Foto de um jardim comunitário na Suíça

a Swiss Garden

 

Bom, espero que tenham gostado da matéria!

Renata Streit