Revestimento de pedra no decor: como e onde usar


Hey hey hey! Hoje vamos falar um pouco sobre revestimento de pedra no decor: como usar o revestimento e onde preferencialmente deve-se colocar o material!

Hoje em dia existem diversas empresas que já vendem os painéis prontos (vou citar uma mais abaixo) mas se você opta pela colocação usual, ou seja, com mão de obra contratada para isso, o ideal é se certificar com o fornecedor da pedra quais produtos não se pode aplicar direto sobre o material   e se a mesma é suscetível a manchas, etc…

Como assentar o material?

Basicamente, a colocação em interiores é feita com argamassa colante sobre a parede e após, é aplicado  um selante transparente hidrorrepelente fosco para evitar acúmulo de limo e sujeira. Escolher um selante que não modifique o aspecto final da pedra é muito importante então certifique-se bem na compra do produto! 

Onde usar a pedra?

Em planos em que se quer destaque como: lareiras, pequenos muros com paisagismo, planos de escada, e paredes com pontos focais definidos em projeto*.

*Ponto focal de projeto: planos em que se quer realçar ou dar contraste, escolhidos em projeto arquitetônico pelo profissional da área.

 

 

Corte palito Um dos formatos de pedra mais utilizados como revestimento, o corte palito dá um toque requintado ao projeto arquitetônico! Eu particularmente, já enjoei um pouco de tanto que utilizaram na arquitetura, mas ainda assim, devo admitir que o resultado final é bastante interessante. Fuja da super-ultra-mega utilizada pedra canjiquinha e inove com o corte em outros tipos de pedra!

palito cinza

escada

 

Existem algumas empresas que já vendem painéis prontos para a colocação sobre a parede. A instalação é muito mais rápida e a qualidade é padrão, já que os painéis são de pedras padronizadas em tamanho e cor. Para a execução basta aplicar argamassa colante atrás da superfície e ir assentando sobre a parede.  A marca americana Norstone é uma delas!

Norstone

 

Imitando tijolo Se você é fã de tijolo à vista como eu, pode modificar a textura usando o formato do tijolo em uma pedra diferenciada! O resultado é algo único e mais sofisticado do que o tijolo maciço convencional!

corte formato tijolo
lareira

 

 

Discretos e minimalistas Se o seu estilo é discreto, mas não abre mão de um toque de sofisticação que a pedra proporciona, opte por cortes lisos e em tons mais neutros. Veja os exemplos abaixo:

lareira 2

corte palito pedra ferro

pedra branca delicada

 

Rústicos Para um efeito mais cottage, utilize revestimentos de pedra bruta e não tão lapidada. Assentamento com junta seca é o meu preferido, mas com a argamassa aparente também pode-se obter um resultado muito bom.

rustico

Colocação com junta seca:

fundação

 

Olha que linda essa opção de pintura mais “aguada” sobre a pedra!

pedra na cozinha

 

 

Piso Se a escolha for revestimento de pedra no piso, as opções são inúmeras! quero destacar aqui a utilização de seixos rolados tanto assentados (foto 01) quanto soltos (foto 02)!

Foto 01: Seixos assentados com argamassa

pedra no piso

Foto 02: Seixos rolados soltos

piso seixos

 

 

Detalhes que fazem (toda) a diferença Criar planos com mosaicos de pedra também é uma ótima opção para quem busca exclusividade. Destaque para o encontro do plano de mosaico com o canteiro de pedras: um detalhe que modifica e torna único o projeto.

combinação detalhes

 

A mesma coisa acontece abaixo, onde o canteiro de seixos torna o plano na lareira especial, como se “flutuasse” sobre a sala.

piso detalhe

 

Muros e jardins internos Revestir o muro  ou o jardim de inverno com o material pode dar mais destaque ao paisagismo! A iluminação também é importante para valorizar a vegetação à noite e a textura da pedra!

Pedra portuguesa


mur

 

“Posso usar mais um tipo de pedra no mesmo ambiente?” A resposta é: depende! Na verdade mixar mais de um tipo de pedra é algo bem delicado de se fazer porque a chance de  errar e o projeto acabar pesado e “kitsch” (brega) é grande! Vou mostrar dois exemplos abaixo:

A foto abaixo é um exemplo de como misturar dois formatos de pedra em um mesmo ambiente pode sobrecarregar o decor.  O revestimento do piso acentuou ainda mais os acabamentos!


pedras na parede exemplo negativo

Nesta foto, pelos revestimentos serem de tons neutros, mesmo utilizando três tipos de pedra o espaço ficou harmônico.

mix de pedras

 

Bom gente espero que tenham gostado da matéria! Sempre é bom lembrar que a escolha dos revestimentos é parte integral do projeto arquitetônico e o acompanhamento de um profissional da área é sempre muito válido para o resultado!

beijoca

Renata

 

selo renata streit