Especial Arquitetos Studio Suellen Ribeiro Design


 

Nosso Especial Arquitetos de hoje é com o  Studio Suellen Ribeiro Design. Um dia passeando pelo bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre descobri essa Barbearia, me apaixonei pelo projeto e fiquei louca para publicá-lo aqui blog. Entrei em contato com o escritório responsável pelo projeto, e a Suellen queridissima e simpática nos enviou todas as informações, e é com muito prazer que apresento esse projeto incrível para vocês.

 
QOD_BARBER_SHOP-FACHADA

O projeto é um resgate do estilo das clássicas barbearias dos anos 40 e 50, além da cultura masculina que foram as linhas de trabalho para a decoração retro-cool.  A QOD barber Shop, barbearia criada pela QOD Cosmetic, une  elegância, criatividade e elementos que transitam entre o clássico e o retrô.  O projeto foi também para lançar a linha masculina da marca.

QOD_BARBER_SHOP-RECEPCAO

A profissional explica que a principal intenção do projeto foi resgatar a cultura masculina das barbearias e isso, claro, se reflete e todos os elementos do espaço, tudo pensado meticulosamente.

“Antigamente, os homens se encontravam para fazer a barba e cortar cabelos. As clássicas barbearias das décadas de 40 e 50 eram o palco de conversas sobre sobre política, esportes e atualidades. Então, busquei criar um espaço vintage, que lembra as barbearias típicas de filmes da máfia, um ambiente exclusivo para os homens”, diz. As inspirações vieram do clássico estilo de mafiosos e gangsters. O Poderoso Chefão, filme clássico, imortalizado por Marlon Brando, foi uma das grandes referências do projeto”, Suellen.

5986_157_BARBER_SHOP

Mas a tarefa de recriar essa atmosfera exigiu um verdadeiro trabalho de garimpo em antiquários, além de aproveitamento e restauro de móveis herdados pelos donos da QOD Barber Shop.  A designer destaca que foram usadas no projeto cerâmicas que lembram as de antigamente, revestimento de tijolo à vista, numa mistura com a madeira e o metal na cor bronze. “Captonê e cores escuras para passar essa concepção de barbearia antiga, mas com toda esta releitura contemporânea”, diz.

Para a área de espera, foi desenvolvido um lounge bar com bebidas e cafés especiais para a “turma do bigode”. Para colocar os produtos da marca em evidência, a opção foi por criar uma estante de exposição. No ambiente, além de mesa de xadrez para quem aguarda o horário de atendimento, uma moto DKW de 1938 chama a atenção dos clientes, sendo um dos elementos de destaque do projeto.

QOD_BARBER_SHOP-ESPERA

QOD_BARBER_SHOP-MOTO

Para a iluminação, a opção foi trabalhar com luzes mais focadas, dando um ar cênico para o ambiente deixando a área de atendimento dos barbeiros muito bem iluminadas, como não poderia deixar de ser.QOD_BARBER_SHOP-BANCADA
QOD_BARBER_SHOP-ESPELHOS


Ficha Técnica

Projeto de interiores: Designer Suellen Ribeiro

Responsável técnica: Arq. Ana Carolina Laimer

Crédito fotos: Jorge Scherer

Studio Suellen Ribeiro Design

Fone: 51 3209.8525
http://www.suribeiro.com.br/

Lindo né?
Bjs,
selo leticia