Especial Arquitetos OCA


 

Oii pessoal! Hoje temos especial arquitetos com um projeto muito legal, desenvolvido pela OCA Oficina Conceito Arquitetura de Porto Alegre! Tive a oportunidade de conhecer o projeto pessoalmente e posso dizer, ficou demais mesmo! Vamos conferir?

Projeto desafiador, um tradicional escritório de advocacia de Porto alegre chega até a OCA com a intenção de uma nova sede. O terreno já possuía uma preexistência e a ideia era que linhas contemporâneas traçassem os novos rumos da empresa. A edificação existente era muito compartimentada e não conseguiria abrigar todo o programa de necessidades almejado pelos clientes. Com a possibilidade de se aproveitar grande parte das fundações da antiga casa, o segundo pavimento veio com força! Posicionaram na fachada principal a sala dos advogados fundadores, dastacada em uma grande caixa, além do pé-direito duplo, que trouxe a imponência tão desejada para a recepção.

oca baixa fachada

 

Fachada

O uso de um laminado de alta resistência desenvolvido pela Pertech®, inspirado no que há de mais moderno, foi o escolhido para revestirmos a caixa principal. É um painel compacto, estável e de alta densidade, que combina resistência a intempéries e proteção contra raios UV. Não sofre corrosão e pode ser limpo com facilidade no caso de pichações. As placas foram instaladas sobre uma estrutura metálica. Isso proporcionou estilo e uma fachada ventilada, uma vez que se cria um bolsão de ar entre as placas de revestimento e a alvenaria interna.

oca baixa fachada 02

O Aerobrise Hunter Douglas, elaborado em aluzinc, faz a proteção solar necessária para a pele de vidro da recepção. Como esta fachada é orientada para o Norte, posicionamos os brises na horizontal, o que proporciona a entrada do sol nos dias de inverno e ao mesmo tempo protege de forma muito eficiente no verão. Em meio a estes dois elementos modernos, os projetistas resolveram usar a madeira. Assim a coloração e a textura intrínseca do Cumarú imprime um tom mais quente para a fachada principal.

Esquema de projeto para os brises solares

esquemas

 

Interiores

Os tons sóbrios da fachada se refletem também no interior da edificação. Preto, cinza e madeira são aplicados de forma a imprimir o caráter deste escritório de advocacia.

OCA baixa 02


OCA baixa 03

Na recepção o volume preto que abriga os 4 lavabos destaca a logomarca do escritório. Já a escada recebeu revestimento em tecnocimento e foi feita engastada na parede com degraus soltos, para que o espaço ficasse fluído e a ventilação fosse facilitada. O pé direito duplo foi reforçado com as pendentes de globo cromado.

OCA baixa 06

OCA baixa 07

Nas salas de atendimento dos advogados a madeira volta a aparecer, desta vez em todo mobiliário planejado sob medida. Desta maneira procurou-se amarrar todo o conceito do projeto da edificação com o de interiores, tornando a arquitetura única e indissociável.

OCA baixa 05
LAYOUT SEGUNDO

LAYOUT TERREO

 

Bom, espero que tenham gostado da matéria!! Adoramos o projeto e quero agradecer ao arquitetos pela participação no blog! Para quem curtiu também e quer entrar em contato com o estúdio, o endereço está abaixo:

11883054_898862910194076_1027489583_o

Rua bento figueiredo, 71 – sala 401 – Rio Branco – Porto Alegre/RS

beijos e até o próximo post 😉
selo renata streit